Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Latidos excessivos: como resolver?

Aprenda como amenizar o problema.

 

 

Inicialmente preciso dizer que latir é uma condição natural do cão, é uma das suas formas de comunicação, portanto abolir esse ato é impossível. Latidos excessivos que são o problema, tanto para o dono, vizinhos e também para o próprio cão.

Normalmente esse hábito está ligado a estresse, ansiedade, medo, ociosidade, insegurança e vários outros conflitos internos no cão.

cachorro_latindo1-300x275

 

             Nessas situações muitas vezes é culpa do próprio dono que, para fazer o cão parar de latir, acaba cedendo e dando o que cão quer. Assim, o animal logo percebe que quando late seu problema é imediatamente resolvido e, inconscientemente, os proprietários acabam ‘treinando’ o cão para latir excessivamente sempre que quiser alguma coisa.

             O primeiro passo para resolver o problema é, sem dúvida, descobrir a causa dos latidos em excesso para posteriormente iniciar o tratamento. O trabalho de reabilitação só será bem sucedido se a causa do problema for pesquisada e se houver muita cooperação do dono do cão.

             Alguns cães latem demais para chamar a atenção, pedir carinho, proteger o território (quando existe algo perigoso ou estranho por perto), por ciúmes, excesso de estímulos, condicionamento (latir quando tocam a campainha, por exemplo), tédio, solidão e, até mesmo, depressão.

             Identificada a causa, é hora de por em prática algumas dicas para ensinar o cão a latir menos:

1- Se possível, elimine a fonte que estimula os latidos do cão: Se seu cão late muito quando vê pessoas, coloque uma barreira visual entre ele e a área externa isso até a reabilitação comportamental fazer efeito.

2- Faça com que sua saída e chegada em casa seja algo natural para o cão: Não faça “festa” com o cão imediatamente quando retornar para casa. Ignore-o a princípio e passada a euforia faça carinho e lhe dê atenção.

3- Não dê atenção ao cão até que ele pare de latir: Espere que silencie e se acalme e somente então faça o que ele quer.

4- Para que o cão não fique entediado com o silêncio, experimente deixar o rádio ligado quando você sai de casa: Hoje em dia existem no mercado pet CDs com músicas que relaxam e acalmam os cães.

5- Crie situações em que seu cão latiria em excesso (como, por exemplo, o toque do telefone ou da campainha): Repreenda-o imediatamente pelo mau comportamento e não esqueça de agradá-lo com um petisco ou carinho sempre que fizer algo correto.

6- Preste atenção a outras formas de comunicação utilizadas pelo cão: Quando esses sinais aparecem, atenda-o, assim ele aprenderá que não precisa latir para conseguir seu carinho e atenção.

7- Ensine ao cão o comando “quieto”: Sempre que o animal latir por mais de três vezes seguidas, o dono pode dar o comando “quieto” e assim que o cão começar a obedecer o comando recompense-o.

8- Exercite o animal diariamente com passeios e brincadeiras: Além de ajudá-lo a gastar as energias acumuladas durante o dia, as atividades físicas ajudam a combater e aliviar o estresse, além de trazerem inúmeros benefícios à saúde do cão.

Todas essas dicas são importantes, porém a ultima, sobre a caminhada é de longe a mais importante. Durante o passeio seu cão estará em plena sintonia com você, sentirá cheiros, barulhos, verá coisas diferentes. Isso o deixará extremamente relaxado e certamente os latidos excessivos irão diminuir.

Foto Blog

9 comentários:

  1. Olá...tenho um canil com mais de 15 cachorros, sempre que saio eles latem demais e encomodam a vizinhança, como devo proceder para que os latidos cecém?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola...bom num.canil.de.15 caes ficaria dificil impedir os latidos...mas com um peofissional capacitado ppde ser que melhore...talvez oferecendo distrações aos cães...eles fiquem mais entretidos e diminuam os latidos. Ossos defumados e brinquedos que escondem petiscos.

      Excluir
    2. Ola...bom num.canil.de.15 caes ficaria dificil impedir os latidos...mas com um peofissional capacitado ppde ser que melhore...talvez oferecendo distrações aos cães...eles fiquem mais entretidos e diminuam os latidos. Ossos defumados e brinquedos que escondem petiscos.

      Excluir
  2. Olá. Moro num ap de 40 m2 e minha cadela gosta de me acordar latindo as 2 h / 3 h da manhã pra avisar que fez coco (trouxe esse hábito de filhote e não consegui retirar - se não retiro o coco ela faz o xixi no chão e não na placa). Outras vezes acho que por puro tedio - ela arranha a parede/ porta. Não é por querer dormir comigo. Quer é que eu a entretenha. Acabo levantando porque o ap é pqno, e faz muito eco - ainda não recebi reclamação dos vizinhos mas é chato pq se a mim incomoda... fora o fato de que ela se acha uma pit bull apesar de ser uma pug.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia. Qual o último horário da refeição dela? E ela sai para passear?

      Excluir
    2. Olá Patrícia. Qual o último horário da refeição dela? E ela sai para passear?

      Excluir
  3. Olá. Minha cadela lati muito quando vê outro cão na rua, mas quando vê outro cão preso dentro de casa e ela esta passando ela não late e passa sem se importar. Será que isso é medo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O la Larissa...nesse caso só fazendo uma avaliação ao vivo da sua cadela. Veja um adestrador na sua região para poder te orientar como proceder. Abraço

      Excluir
    2. O la Larissa...nesse caso só fazendo uma avaliação ao vivo da sua cadela. Veja um adestrador na sua região para poder te orientar como proceder. Abraço

      Excluir

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!