Sobre o Blog.

Este Blog tem o intuito de informar sobre o incrível mundo canino. Aqui, todos encontrarão diversas dicas, postagens com fotos, conhecerão o meu trabalho, que é indivualizado e personalizado para cada cão, assim, compreenderão mais sobre o melhor amigo do homem.






Alguns Alunos.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Decifrando os rótulos de ração


Decifrando os rótulos de raçãocao
Decifrando os rótulos de ração

Pessoal, quem nunca se deparou lendo os rótulos da ração do seu peludo e ficou sem entender o que significavam tantos nomes e números? São muitas coisas escritas que não sabemos sua real importância. Dessa forma decidi postar simplificadamente para facilitar a interpretação e com isso, melhorar a escolha da ração para o seu cachorro.

As rações são agrupadas em três categorias quanto ao seu teor nutritivo, que são as rações: super- premium, premium e standard ou econômicas.
Além dessas classificações de qualidade também é interessante avaliar a finalidade da ração, por exemplo; ela será consumida por um filhote, por um cão adulto, idoso, obeso, ou de alta performance (cães que praticam atividade física)? Existem ainda outras subdivisões, como qualificar quanto ao porte do cão. Rações específicas para cães mini, pequenos, médios, grandes e gigantes.


Vamos entender um pouco sobre a qualidade de cada ração:

Premium:
A ração Premium é uma ótima opção de alimento para o cão. É interessante avaliar a questão de ser nacional ou importada, pois podem mudar seus níveis de garantia e existem ainda rações desse porte que quase se equivalem a uma ração inferior e o contrário também acontece, algumas marcas são tão boas quando uma Super Premium, nesse caso são classificadas como Premium especial.
A ração Premium é mais barata no mercado já que utiliza em maior porcentagem a proteína vegetal e não processam em grande quantidade as carnes nobres, mas sim partes menos favoráveis. Com isso o consumo diário dessa ração deve ser maior para suprir as carências nutricionais do cão.
Mas mesmo contendo uma porcentagem menor de carnes nobres a ração Premium é considerada ótima, pois agrega ingredientes de origem animal, dessa forma o metabolismo digestivo do cão é beneficiado.
São rações com excelente teor de palatabilidade, digestabilidade, proteínas e demais referencias nutricionais. Ou seja, seu cão irá se alimentar bem, irá gostar do sabor da ração e em contrapartida terá uma digestão mais saudável. As fezes dos animais que fazem consumo de rações de alto nível são mais duras, com menos odor e em menor quantidade, ou seja a absorção nutricional é em grande escala favorecendo o seu cão em todos os sentidos.
Mesmo assim opte sempre por uma ração pouco colorida dessa forma você exclui, da ingestão, os corantes artificiais que podem ser agregados ao alimento industrializado e não é de boa valia ao cão.

Super Premium:
São rações consideradas excelentes no mercado nacional e internacional. Utilizam puramente a proteína animal em seu processamento e escolhem principalmente peças nobres a serem manipuladas, oferecendo maior digestabilidade e palatabilidade ao cão.  São alimentos ricos em proteína e nutrientes, ou seja, a digestão e absorção de todos os componentes advindos da ração Super Premium é muito mais vantajoso e de qualidade nutricional ao cão. Quanto maior a absorção melhor para a saúde e bem estar animal.
Esse tipo de ração é disposta ao cão em pequenas quantidades, pois seu teor nutricional é muito mais concentrado e ele não precisa se alimentar exageradamente para se sentir satisfeito.
Com esse alimento rico em proteína animal não é necessário o uso de palatabilizantes artificiais em altas proporções, pois o próprio alimento já é atrativo ao cão. O que o torna ainda mais benéfico a saúde do seu animal.


Dentre as rações, existem três tipos que podem ser confeccionadas:
ração seca (contendo 10% de umidade), ração semi-úmida (contendo de 22 a 26% de umidade) e a ração úmida (contendo de 70 a 75% de umidade). A ração úmida vem enlatada, é mais saborosa, a ração semi-úmida é fácil de estocar, saborosa e de fácil digestão devido ao fato de ser mole, já a ração seca é a mais dura e de custo mais baixo, porém possui as necessidades nutricionais em maior índice.

Clique no link a seguir para visualizar a tabela
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=417018895070788&set=a.379769868795691.1073741833.359954727443872&type=3&theater
Fonte: Nutrição Animal, volume 2, ano 1983, pág. 366.



ENTENDA O QUE SIGNIFICA OS TERMOS VINDOS NO RÓTULO DE RAÇÃO:

De acordo com as Normas e Padrões de Nutrição e Alimentação Animal, revisão em 2000, o tipo de alimento do cão deve ser uma ração equilibrada que combina diversos nutrientes que se adequem ao seu metabolismo.

Clique no link a seguir para visualizar a tabela
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=417018898404121&set=a.379769868795691.1073741833.359954727443872&type=3&theater
Fonte: NORMAS E PADRÕES DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL, ano 2000, pág. 144.

Segundo o Inmetro, os parâmetros que tendem a comprometer a qualidade, caso sejam adicionados em excesso, têm limites máximos: Umidade, fibra bruta, cinza e cálcio. Outros, cuja falta poderia acarretar problemas para a saúde dos animais, possuem limites mínimos: proteína bruta, gordura e fósforo. Em ambos os casos, os limites são obrigatórios e devem ser respeitados.

Proteína Bruta PB
A Proteína está diretamente ligada a formação dos ossos, músculos, e estruturas nervosas. Dessa forma é um componente importantíssimo para o dia dia do seu cão. Escolha por uma ração que tenha maior percentual de PB. Essa indicação é fundamental para verificar sobre a utilização de carnes nobres durante o processamento da ração. Quanto melhor a ração for mais carne foi utilizada e com isso terá a porcentagem maior de proteína, rações de qualidade inferior utilizam de partes pobres em proteína deixando o alimento fraco nutricionalmente falando. Opte por rações que tenham pelo menos 18% de PB, eu particularmente escolho sempre as que informam 22% ou mais.
Rações com o termo expresso no rótulo, como: carne de animal, soja, milho são excelentes, já com o termo, “farelo de” são de baixa qualidade.

Umidade UM
Toda ração necessita de água em sua composição e esse teor de água é a UM. Umidade em excesso pode favorecer a proliferação de micro-organismos nocivos no alimento, dessa forma rações enaltadas devem ser consumidas assim que manuseadas a primeira vez. Além disso, significa que o consumidor está comprando mais água e menos ração (caso ela for seca). Teores baixos de água tornam a ração extremamente seca e indigesta ao cão. Portanto opte por rações com níveis de garantia entre 8% a 12%.

Fibra Bruta FB
A FB é um componente necessário à saúde intestinal de cães e gatos. São de origem vegetal e não são metabolizadas pelo sistema digestivo animal, porém auxiliam em todo o processo digestivo do cão. A inclusão de farelos vegetais em excesso pode elevar o nível de fibra bruta além do recomendado. Isso pode comprometer a digestão e absorção de proteínas e minerais, causando desnutrição. A FB como coadjuvante no processo digestivo faz com que o alimento digerido seja mais absorvido por todo trato intestinal desacelerando o processo de agregação nutricional, favorecendo sempre a entrada maior de nutrientes. O percentual ideal é de 3% a 6%.

Energia Metabolizável EM
A energia metabolizável nada mais é do que a energia liberada pelo alimento assim que consumido. Ou seja, logo após o consumo tudo o que favorecer o funcionamento de órgãos e atividade física ao cão. Por exemplo, uma porção de 100g de ração (Energia Bruta) vai liberar ao animal, assim que digerida x% e essa energia metabolizável é tudo o que o organismo metabolizou, ou seja, digeriu e está sendo absorvido e não excretado. Rações top de linha necessitam de uma quantidade menor de grãos para liberar uma maior quantidade de EM, ou seja, opte por uma ração que exija uma menor quantidade em gramas diárias, pois terá uma maior quantidade de EM. Em média gira em torno de 2.700cal/kg

Extrato Etéreo EE
Didaticamente falando são as gorduras presentes na ração (se chama etéreo porque é extraído através de éter). A gordura é uma das principais fontes de energia, além disso, são importantes para o crescimento e para a agregação de vitaminas. Ainda auxiliam também na palatabilidade do alimento, portanto, quanto maior o percentual de EE melhor será a ração. O percentual mínimo sugerido é de 8%, e uma excelente ração pode chegar a 16% ou mais.

Matéria Mineral MM
É tudo o que sobrou do procedimento de fabricação da ração, são denominados como as cinzas do processo. A MM Não tem nenhuma importância nutricional, porém é preciso constar no rótulo de ração, pois quanto menor sua porcentagem melhor aproveitamento do alimento. Rações feitas com peças nobres liberam pouco MM, em contrapartida alimentos que utilizam partes animais pobres em nutrientes liberam mais MM, não devendo ultrapassar os 10%.



Resumidamente esses seriam os pontos principais para avaliar uma marca de ração. Nacional ou importada o que vale são os níveis de garantia e qualidade do produto. Por isso opte sempre por uma ração de melhor qualidade, seu cão bem alimentado certamente será um animal mais saudável.




17 comentários:

  1. Muito bom Marina. Ainda bem que só dou super premium para a minha ;)

    ResponderExcluir
  2. será que isso serve pra gato tambem?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Eu sempre compro ração observando os níveis de garantia e não a marca.

    Outro ponto interessante é que no Brasil a classificação de standard, premium e super premium é dada pelo próprio fabricante, o que eu acho um absurdo. Não há um regulamento para esta classificação, o que pode levar ao consumidor comprar gato por lebre.

    Portanto, vamos prestar atenção sempre nos níveis de garantia para que nossos melhores amigos estejam sempre bem alimentados e com muita disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita sua colocação Edney!!!! Por isso muitos optam por alimentação natural, pois sabem exatamente o que o seu cão está comendo...eu sou a favor, mas a falta de tempo me impede de seguir esse meio, no mais sempre opto por raçoes que vejo que meus caes se dão bem em peso, pelo e fezes. Abraço e obrigada pela participação

      Excluir
  4. Marina, boa noite.
    Não é porque um alimento é rotulado como super premium que ele tenha proteinas de origem animal, muito pelo contrário. O que nós infelizmente vemos por aí são as "queridinhas" das "super premium" que usam proteina da soja e proteina vinda do gluten de milho, que são péssimas para cães e gatos, que são de natureza carnívora e precisariam de proteinas de origem animal.
    Portanto, não basta ver o percentual da proteina, mas saber de onde vem essa proteina. Afinal de contas, celulose é proteina, unha é proteina, fui de cabelo tem proteina (mas essas proteinas nao sao boas para cães nem para gatos).
    Alimentação de qualidade tem proteína sim, em quantidade suficiente, sim, mas tem que ser vinda de carne! de origem animal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca. Perfeita sua colocação!!!! Obrigada pela participação. Volte sempre ;)

      Excluir
    2. Olá Bianca. Perfeita sua colocação!!!! Obrigada pela participação. Volte sempre ;)

      Excluir
  5. Olá, estou com uma ninhada de maltês. .São lindos 2 fêmeas e 1 macho. ..As fêmeas já tem dono ele ainda nao...pensamos em ficar com ele..Mas não posso ter um macho pq vai fazer xixi em tudo. ..me disseram que se castrar antes dos 5 meses não vai fazer xixi com as pernas no alto ...Será? ??? Obrigada estou aflita por essa certeza...bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia. Então...fica praticamente impossível afirmar se ele fará xixi sentado ou em.pé...pois isso não tem relação com a castração e sim com o tamanho do pênis que ao ficar maior com o crescimento do cão o obriga a levantar a para para que o xixi não o molhe. De qualquer forma o que posso te garantir é que a castração precoce com certeza diminui e até acaba com a necessidade de marcação de territórios e o macho fica mais educado com relação ao xixi. Mas como toda regra tem suas exceções...de qualquer forma a castracao so tende a melhorar tudo!!! Abraco

      Excluir
    2. Olá Márcia. Então...fica praticamente impossível afirmar se ele fará xixi sentado ou em.pé...pois isso não tem relação com a castração e sim com o tamanho do pênis que ao ficar maior com o crescimento do cão o obriga a levantar a para para que o xixi não o molhe. De qualquer forma o que posso te garantir é que a castração precoce com certeza diminui e até acaba com a necessidade de marcação de territórios e o macho fica mais educado com relação ao xixi. Mas como toda regra tem suas exceções...de qualquer forma a castracao so tende a melhorar tudo!!! Abraco

      Excluir
  6. Aguardo sua informação para decidir se ficamos ou não com o macho. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem?
    Vou ganhar um filhote de Ihasa ,mas é um machinho eu sempre preferi fêmea por causa do xixi só que não achei ,mas estou querendo saber se tem alguma coisa que posso fazer pra ele não levantar a perninha sem ser castrado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OiFernanda...inevitavelmente ele vai levantar a patinha ... pq se ele nao levantar o jato do xixi vai direto na barriga dele....a natureza é perfeita...vc deve é ensina lo a fazer xixi no local correto. Tem uns postinhos para macho em pet shop. Abraço.

      Excluir
    2. OiFernanda...inevitavelmente ele vai levantar a patinha ... pq se ele nao levantar o jato do xixi vai direto na barriga dele....a natureza é perfeita...vc deve é ensina lo a fazer xixi no local correto. Tem uns postinhos para macho em pet shop. Abraço.

      Excluir

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!

ADESTRAR É TUDO DE BOM!!!!